O pastor Ricardo Firagi, da Igreja Batista Capital, em Engenheiro Coelho, São Paulo, costuma realizar devocionais com seus filhos João e Nathan. Em um vídeo publicado no Instagram, ele ensinou princípios bíblicos encontrados no livro de Provérbios 3:5.
Sentados à mesa com a Bíblia aberta, o pastor pergunta ao filho: “Nathan, o que diz o texto?”. E o menino responde: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento”.
Então, o pastor começa explicando: “O texto tem duas ações contrárias e você não pode fazer as duas ao mesmo tempo”.
Nesse momento, o menino escolhe a primeira opção — “Confiar no Senhor de todo o coração” — o pai ensina a Nathan como ele pode fazer para confiar em Deus.
Confiança em Deus
O pastor observa que para confiar em Deus, primeiro, deve-se conhecer o Senhor. Depois, ter um relacionamento com Ele.
“E como a gente se relaciona com Deus?”, perguntou o pai. E continuou: “A gente pode ler a Bíblia, orar, conversar sobre Ele, isso que a gente está fazendo [se referindo ao devocional], indo à igreja, louvar. Então, a gente se relaciona e conforme nos relacionamos começamos a confiar nele”.
“Que a gente não se iluda e ache que temos um conhecimento muito profundo em nós mesmos. Que a gente possa conhecer Ele, se relacionar com Ele e a cada dia mais confiar nele a ponto de confiar de todo o nosso coração”, concluiu o pastor.
Filhos de Deus
Em outro vídeo, Ricardo aparece fazendo um devocional com o filho mais velho, João. Eles refletem sobre o texto de Gálatas 4:7 que diz: “Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro”.
“O escravo não tem liberdade porque está sujeito a um regime de servidão. O filho, de fato é filho porque ele tem uma conexão familiar e de descendência com um pai”, explicou o pastor.
Ele perguntou: “Agora, qual dos dois tem direito à herança?”. E João respondeu: “O filho”.
Ricardo continuou exemplificando: “O advogado liga para você e fala: ‘Olha, você acabou de receber uma herança. Aí você do outro lado diz assim: ‘Tá bom, quanto custa?’. E ele fala: ‘Você não tem que pagar nada. Você não está recebendo a herança porque fez algo, você está recebendo porque é filho’”.
“Deus nos deu o direito de sermos seus filhos mediante Jesus Cristo. Agora, Ele nos chama, não para viver de qualquer jeito, Ele nos chama para viver uma vida de santidade. Uma vida para seguir os passos de Jesus. Mas, o direito à herança não é por aquilo que fazemos, mas é porque de fato nós somos filhos”, acrescentou.
Nos comentários, muitos elogiaram a forma como o pastor aplica a Palavra de Deus nos devocionais com os filhos
Ele é casado com Vanessa e também tem um canal no YouTube onde ministra a Bíblia.