O casal Stephen e Carolyn Crockett são missionários em meio a uma tribo de um dos lugares mais remotos do mundo.
Há 23 anos, eles estão anunciando o Evangelho à tribo Moi no interior de Daboto, em Papua, uma província na Indonésia.
O povo Moi vive em uma área isolada que só pode ser acessada por meio de pequenos aviões. Somente pilotos experientes conseguem chegar à região, formada por vales profundos e pouca estrutura aérea.
Os missionários Crockett perceberam que era importante a tribo ter a Bíblia traduzida em sua própria língua. Composta por 1000 pessoas, cerca de 400 a 750 dos aldeões são alfabetizados.
Por isso, Stephen e Carolyn começaram a traduzir Novo Testamento para a língua tribal, com a ajuda de três habitantes locais. O trabalho de tradução durou 20 anos.
No ano passado, o casal missionário conheceu um trabalhador da Missão Portas Abertas e contou sobre a dificuldade financeira para imprimir a Bíblia Moi.
Então, a missão financiou a impressão e o envio de 1.000 exemplares do Novo Testamento traduzido.
No dia 4 de janeiro de 2024, um pequeno avião carregado com as Bíblias pousou na tribo Moi. Os moradores comemoraram a chegada da sonhada Bíblia em sua língua nativa, dançando e gritando de alegria.
Após os paletes com os Novos Testamentos serem descarregados, a tribo se reuniu em torno deles e oraram, agradecendo a Deus pelo presente tão precioso.
Presente para as próximas gerações
“Trabalhamos com o povo Moi desde 2000. Vimos o Senhor fazer coisas incríveis — milagres que abençoaram o trabalho aqui, tanto o Moi quanto nós”, testemunhou Stephen.
“A impressão e o envio do Novo Testamento Moi é um milagre. E sabemos que isso afetará o Moi nas próximas gerações”, destacou.
O parceiro local da Portas Abertas, Ari, comentou: “Minha esperança é que toda a tribo Moi possa ler a Bíblia em sua língua nativa e crescer na fé em Jesus Cristo. Eles podem ser transformados, e evangelistas locais emergirão do interior de Daboto para servir como ferramentas de Deus para alcançar outros grupos tribais. No futuro, veremos representantes da tribo Moi presentes diante de Deus, para glorificá-lo”.
A Indonésia ocupa a 42ª posição na Lista Mundial da Perseguição da Missão Portas Abertas, de países mais difíceis para ser cristão.